Após ser divulgada, oficialmente, na conferência de imprensa da Sony, realizada ontem na GamesCom 2009, as imagens e os detalhes sobre a PS3 Slim começaram a inundar a Internet. A consola deverá ser lançada no dia 1 de Setembro, nos Estados Unidos, por 299 Dólares.
"Pensamos que é o sinal de um aumento substancial de mercado, no que toca às vendas da PS3", disse John Koller, director da divisão de hardware marketing da Sony Computer Entertainment of America (SCEA).
Koller disse, ainda, que esta nova versão da consola irá substituir a PS3 original, a qual já deixou de ser fabricada. De acordo com as previsões da Sony, a PS3 80GB deverá desaparecer das lojas até Setembro. Já a PS3 160GB poderá permanecer nas prateleiras durante mais algum tempo.
Para além disso, John Koller adiantou as três grandes alterações técnicas da PS3 Slim, em comparação com o modelo anterior. O processador Cell passou dos 65 nanómetros para os 45, e a consola conta, agora, com um novo sistema de arrefecimento e uma nova fonte de alimentação. Com estas alterações, Koller afirmou que a Sony reduziu os custos de produção da PS3, embora não tenha referido se a companhia irá ou não lucrar com o preço estabelecido para a consola.
Outra alteração foi o desaparecimento do botão ON/OFF na parte de trás do sistema, usando, agora, apenas a funcionalidade de standby. As PS3 Slim de lançamento não incluirão o firmware 3.0 da Sony, embora este venha a ser incluído na produção, mais tarde.
Por fim, a retrocompatibilidade com títulos da PS2 está fora de questão, declarou Koller.